Consumo consciente no mundo da moda

4 de agosto de 2021
Compartilhe:

Compre apenas o que precisa

Uma relação saudável com seu dinheiro e com o meio ambiente é disso que se trata o consumo consciente.

Sabemos que na prática adquirir produtos sustentáveis não é tão simples assim, mas existem muitas outras maneiras de praticar o consumo consciente, principalmente no mundo da moda. Trata-se de comprar com responsabilidade, esse pensamento consciente favorece não só nossa vida financeira como também ao meio ambiente.

É importante ter em mente que cada produto que você adquire será uma quantidade a mais de matéria prima explorada que futuramente se tornará em lixo a ser descartado. Pensar em toda a “história” daquilo que vamos consumir pode mudar a forma de como olhamos para uma um produto na vitrine.

A importância disto é fundamental, mas adaptar nossos hábitos a esta prática pode ser um pouco mais difícil do que parece.

Confira a seguir algumas dicas de como praticar o consumo consciente. Vem com a gente!

Compre apenas o que precisa

Parece bem óbvio, mas na prática nem sempre é o que fazemos. Com tantas ofertas, propagandas e descontos é fácil se deixar levar e acabar adquirindo mais do que precisa. Então o primeiro passo é evitar comprar por impulso e evitar a tentação de comprar parcelado ou no cartão de crédito, como já falamos anteriormente no post como fazer uma compra consciente.

Pense bem antes de realizar uma comprar e adquira apenas aquilo que precisa, assim evitará gastos desnecessários e o acúmulo de peças que não usa em seu guarda roupa. Para facilitar, você pode fazer uma lista daquilo que precisa e quando estiver na loja vá direto à categoria que procura ao invés de olhar tudo e correr o risco de cair em tentação.

Outro truque interessante é definir um valor a ser gasto e comprometer-se a não ultrapassar o orçamento.

Invista em produtos de qualidade

Invista em produtos de qualidade

Produtos de qualidade são a chave, comprar roupas que logo serão descartadas não faz bem para o meio ambiente e muito menos para o bolso. Então antes de cair na tentação de comprar várias peças baratas, que tal fazer uma análise mais delicada sobre custo x benefício? Afinal, menos nem sempre é mais.

Se você levar em consideração a durabilidade de uma roupa vai perceber que a longo prazo as peças baratas podem sair mais caras, já que logo será preciso substituí-las. Ao contrário de uma peça de qualidade que pode ter um valor maior, mas durará muito mais tempo.

Peças coringa

Peças coringa

Peças coringa é uma escolha bem lógica quando pensamos em comprar roupas de maneira consciente. Pensar em maneiras de combinar as peças novas com as que você já tem é uma boa alternativa para fazer valer seu dinheiro.

Adquirir uma peça que você poderá utilizar em diferentes combinações e ocasiões é uma ótima maneira de não errar ou correr o risco de comprar algo que ficará enterrado no guarda roupa. Use ao máximo cada produto adquirido, só assim fará valer o dinheiro gasto e a matéria prima utilizada em sua fabricação.

Prolongando a vida útil de suas roupas

Prolongando a vida útil de suas roupas

Prolongar ao máximo a vida de suas roupas é uma maneira bastante sustentável de economizar e praticar o consumo consciente. Com alguns cuidados simples, principalmente na hora de lavar ou secar, você pode aumentar bastante a durabilidade de uma peça. Com isto você contribui para a diminuição de matéria prima explorada e a formação de mais lixos a serem descartados.

Você também pode prolongar a vida de uma roupa que já não usa mais: customizando-a, doando a quem precisa ou ainda vendendo para brechós ao invés de descartá-la. Pense em quanto àquela peça da qual você enjoou ainda pode ser utilizada por outra pessoa. E quando chegar o momento de realmente descartar uma peça, faça isto da maneira correta.

Relacionados

Mix de estampas: saiba como usar

Minimalismo na moda

Jamille
Jamille

Olá! Sou a Jamile e quero mostrar para você como é fácil comprar bem, economizando. Além disso, vou te dar dicas incríveis de looks para você arrazar!

Receba em primeira mão novidades do mundo da moda, descontos, tendências e muito mais!

    Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de nossa Política de Privacidade. Para proteger seus dados pessoais respeitamos nossa Política de Privacidade. Ao seguir com a navegação e visita, você concorda com nossas Políticas.